domingo, 18 de dezembro de 2011

POLUIÇÃO DO AR - QUADRINHOS 5ª A


Disciplina:Geografia                                     Profª:Denise Renata

Os quadrinhos  são uma forma alternativa de contribuição ao ensino de geografia. A leitura dessas  imagens incentiva o desenvolvimento do pensamento crítico nos alunos. As histórias em quadrinhos possuem potencialidade pedagógica especial e podem dar suporte as modalidades educativas, e diversas matérias que  constituem os currículos dos ensinos fundamental e médio.

Autoras:Alany,Danielle,Elayne e  Eduarda(5ª A)

Quadrinhos-tema:poluição do ar








Conclusão: a Geografia analisa a poluição do ar tanto  como uma consequência das atividades econômicas, quanto como um fenômeno que  influencia o meio.

GRÁFICO 5B



Disciplina:Geografia                            Profª:Denise Renata
Os gráficos  são de extrema importância na visualização e interpretação de informações e dados acerca de temas de aspectos naturais, sociais e econômicos.São utilizados  em livros, revistas, jornais impressos, além da televisão e a internet. Logo, são importantes pois tornam compreensíveis e analisáveis resultados numéricos que seriam difíceis de entender e analisar numa tabela.
       Matérias que os alunos mais gostam ou se identificam





Fonte:Entrevistas com os alunos das 5ª a 8ª séries(Turno manhã)
Autoras:Ana valéria,Maria Taís,Sane Natiele e Valéria(5ª B)
ConClusão:A disciplina que os alunos mais se identificaram foi inglês e a que menos se identificaram foi Educação Física,no entanto ressalta-se que a pesquisa foi realizada somente no período matutino.

GRAFICO 5ª C


Disciplina:Geografia                                                 Profª:Denise Renata
Os gráficos  são de extrema importância na visualização e interpretação de informações e dados acerca de temas de aspectos naturais, sociais e econômicos.São utilizados  em livros, revistas, jornais impressos, além da televisão e a internet. Logo,são importantes pois tornam compreensíveis e analisáveis resultados numéricos que seriam difíceis de entender e analisar numa tabela:
Dentre os Lanches que queriam que existissem destacaram-se hambúrguer e pizza e dos que estão no cardápio da Escola destacaram-se respectivamente cachorro quente,rocombole e bolinho.

Uma reflexão sobre o uso de drogas


             Disciplina:Geografia                                     Profª:Denise Renata            
Uma reflexão sobre o uso de drogas
O uso indevido de drogas e adquiriu proporções epidêmicas em várias partes do mundo e continua sendo um problema cuja solução corresponde a todos os setores da sociedade moderna

Ao descobrir que um membro da família é viciado em drogas, certas vezes, a família se torna dependente também. Ao ter que dar mais atenção à pessoa, a situação do parente se torna o principal motivo de vida dos entes e torna o quadro do usuário ainda mais grave, pois, mesmo que ele queira se distanciar da droga, a tarefa fica mais difícil.Surpreende encontrar esse grau de convicção em um assunto tão complexo, com aspectos médicos, econômicos, sociais, históricos e morais tão sinuosos.
As drogas estão com força total atingindo a sociedade de maneira geral, não importando sexo, idade, profissão, classe social ou etnia. Ainda mais influente do que nos anos anteriores, a dependência física e psicológica das pessoas com relação às drogas, tornou-se algo comum principalmente entre os jovens, a maconha, cocaína, crack, entre outros tipos de drogas são muito mais usados nos dias de hoje, e mesmo com o esforço das autoridades para impedir o tráfico dessas substâncias químicas é praticamente impossível bloquear o comércio para uso dos viciados. O tabaco e o álcool também são considerados tipos de droga, porém são legalizados, e então mais comuns o uso deles, há tempos atrás fumar era um hábito de pessoas de um nível social mais alto, sendo considerado um hábito elegante; o que atualmente já está sendo mais recriminado e dispensado pela geração mais nova que possui o pensamento e a personalidade diferente da geração anterior.
O tratamento de dependência de drogas deve ser dirigido basicamente às pessoas que efetivamente se tornaram dependentes de drogas, conforme relata o Centro Brasileiro de Informações sobre drogas psicotrópicas. Não se aplica ao tratamento quem apenas ocasionalmente ingere bebida alcoólica ou consome drogas.
Existem diversos tipos de tratamento de dependência de drogas, como por exemplo:
·             tratamento médico;
·             terapias cognitivas e comportamentos;
·             psicoterapias;
·             grupos de auto-ajuda (do tipo Alcoólicos Anônimos e Narcóticos Anônimos); comunidades terapêuticas, entre outros.
Contudo, nenhum desses modelos de ajuda consegue dar conta de todos os tipos de dependências e dependentes. Se alguns podem se beneficiar mais de um determinado modelo outros necessitam de diferentes alternativas.
É muito difundido o modelo tratamento de dependência de drogas que utiliza ex-dependentes de drogas como agentes "terapêuticos" já que uma pessoa que passou pelo mesmo problema pode ajudar o dependente a se identificar com ela e compreender melhor seus problemas. É importante, porém observarmos que os efeitos positivos de uma abordagem dependem essencialmente da capacitação técnica dos profissionais envolvidos.
 Um passo fundamental para tentar coibir o uso das drogas de qualquer tipo é a participação das famílias em seus lares, com exemplos de vida. Em resumo, a questão das drogas é muito complicada, cujas famílias não entendem como acontece tal fato na vida de cada ser humano que se depara com elementos que degradam a sua vida .


Resumo de autoria de:Darlany,Lariane,Letícia,Jefferson,J.Lucas,Vitória Bárbara,Jocicley e Emanuella(6ª B)

6ª Procissão em homenagem a Nossa Senhora Aparecida no Município de Nossa Senhora da Glória Sergipe:Uma visão da cultura religiosa. 7ª A e B


Colégio Estadual Cícero Bezerra
Alunos:Alana,Bruna e Renata Santos (7ª B)
 Resenha descritiva
Título: 6ª Procissão em homenagem a Nossa Senhora Aparecida no Município de Nossa Senhora da Glória Sergipe:Uma visão da cultura religiosa.


Resumo:Este trabalho visa analisar a festividade de Nossa Senhora Aparecida que ocorre há 6 ano no Município de Nossa Senhora da Glória , Sergipe,com a direção do morador “Bulachão” sob as perspectivas da Geografia Cultural., ramo da Geografia que estuda as manifestações da cultura no espaço

­­­­­A diversidade cultural refere-se aos diferentes costumes de uma sociedade, entre os quais podemos citar, as  manifestações religiosas.

Descrição: Dia 12 de outubro, comemoram-se as homenagens à Nossa Senhora Aparecida, padroeira oficial do Brasil. Os festejos merecem destaque por representarem mudança, e por modificarem o espaço da localidade na qual acontecem.   As festas religiosas são fatores de destaque  para  a vida dos que acompanham a religiosidade. Assim, cada festa é resultado de um acontecimento particular ligado a algum fato referente a um sujeito de destaque no âmbito da comunidade,no caso o morador “Bulachão”. Os moradores que acompanham a procissão vivem o espaço de maneira peculiar, levando em consideração a maneira pela qual relaciona-se com o ambiente a sua volta.A imagem dos Santos  possui grande importância porque acredita-se que elas tenham poderes especiais. A fé  se identifica na religião e  investe de poderes as pessoas que crêem em Nossa Senhora Aparecida.

Benefícios ambientais da reciclagem - 8ªB


 Componentes:Pablo,Júlia,Adriano,Maria Juliana,Maria Ranieri e Gislaine(8ª B)

Benefícios ambientais da reciclagem
50 kg de papel reciclado evitam o corte de uma árvore de 7 anos.
Cada tonelada de papel reciclado pode substituir o plantio de até 350 m2 de monocultura de eucalipto.
Uma tonelada de papel reciclado economiza 20 mil litros de água e 1.200 litros de óleo combustível.
A reciclagem de vidro diminui a emissão de gases poluidores pelas fábricas.
A reciclagem do plástico impede um enorme prejuízo ao meio ambiente, pois o material é muito resistente a radiações, calor, ar e água.
A cada quilo de alumínio reciclado, 5 kg de bauxita (minério com que se produz o alumínio) são poupados.
A reciclagem de vidro aumenta a vida útil dos aterros sanitários e poupa a extração de minérios como areia, barrilha, calcário, feldspato etc


Benefícios sociais da reciclagem
A reciclagem contribui para a diminuição do volume de lixo: o Brasil produz atualmente 240 mil toneladas de lixo por dia.
Recoloca no ciclo de produção um material que pode contaminar o solo, a água e o ar.
Dá a destinação correta ao produto que, caso contrário, é muitas vezes acumulado em infectos lixões.
A reciclagem de papel gera milhares de empregos: dos catadores de papel aos empregados em empresas de intermediação e recicladoras.
O Cempre (Compromisso Empresarial para Reciclagem) fornece manuais e cartilhas que orientam como montar um programa de coleta seletiva.
A reciclagem de plástico no Brasil gera cerca de 20 mil empregos diretos em 300 indústrias de reciclagem.
No Brasil, estima-se que 100 mil pessoas vivam exclusivamente de coletar latas de alumínio para reciclagem, conseguindo um rendimento mensal, cada uma, de três salários mínimos.
fonte: www.napoles.com.br


A reciclagem
Embora a reciclagem apresente muitas vantagens, a decisão de reciclar um determinado resíduo deve ser precedida de um estudo de viabilidade econômica, que deve considerar os seguintes aspectos principais:
• Proximidade do local de geração em relação ao de recuperação do resíduo;

• Volume de resíduo gerado disponível para a reciclagem;

• Custo das etapas de preparo do resíduo antes do processamento, incluindo a coleta, transporte, separação, lavagem e armazenamento;

• Existência de demanda para o produto resultante da reciclagem;

• Existência de tecnologia (processo) para transformação do resíduo;

• Custo do processamento e transformação do resíduo em um novo produto, sem prejuízo de suas características e aplicabilidade.


fonte:WWW.google.com.br
FazFacil.com.br
*       Todos os direitos reservados


Levantamento bibliográfico das espécies vegetais da caatinga


Disciplina:Geografia                                                 Profª:Denise Renata

A biodiversidade da caatinga vem sofrendo uma autêntica erosão na quantidade e qualidade da vida vegetal e animal, com muitos reflexos na socioeconomia. Recentes estudos começam a destacar a singularidade da biodiversidade do bioma e uma política de preservação e uso sustentável deve ser implementada com a perspectiva de restauração geral de todo o espaço geográfico do bioma.
Curiosidade:

 Durante o período de seca, o gado da região alimenta-se do mandacaru (rico em água). Já algumas espécies de bromélias (exemplo da caroá) são aproveitadas para a fabricação de bolsas, cintos, cordas e redes, pois são ricas em fibras vegetais. 
Vegetação da caatinga.
Muitas das plantas da caatinga têm capacidade de reter água no caule e nas folhas, o que acaba servindo para matar a sede de pessoas e animais quando a seca se prolonga muito:
1.O Caroá é uma planta terrestre ou saxícola, nativa do Nordeste do Brasil. Possui poucas folhas lineares e acuminadas, dispostas em roseta, inflorescência laxa com 25 cm de comprimento e com até 60 flores, de sépalas vermelhas e pétalas purpúreas. Suas folhas fornecem longas fibras, de grande resistência e durabilidade. Também é conhecido pelos nomes de carauá, caruá, caroá-verdadeiro, coroá, coroatá, crauá, croá e gravatá.
http://farm6.static.flickr.com/5161/5198083102_7ff058745e.jpg

2.O juazeiro (Ziziphus joazeiro Mart.; Rhamnaceae), também conhecido por joá, laranjeira-de-vaqueiro, juá-fruta, juá e juá-espinho, é uma árvore típica do Nordeste do Brasil.
Seus frutos, do tamanho de uma cereja, são comestíveis e utilizados para fazer geleias, além de possuírem uma casca rica em saponina (usada para fazer sabão e produtos de limpeza para os dentes). São também utilizados na alimentação do gado na época seca.
http://upload.wikimedia.org/wikipedia/commons/thumb/a/a7/Flores_de_Zizyphus_joazeiro_juazeiro.JPG/200px-Flores_de_Zizyphus_joazeiro_juazeiro.JPG
http://bits.wikimedia.org/skins-1.18/common/images/magnify-clip.pngMembro da família Rhamnaceae, é uma árvore, em seu ambiente natural de caatinga e cerrado, de médio porte, com ramos tortuosos protegidos por espinhos. Entretanto, a espécie se adapta bem a locais mais úmidos, onde se torna árvore elegante com cerca de 15 metros de altura. Suas folhas assemelham-se às folhas de canela, exceto pelo tom verde mais claro e consistência mais membranácea. Suas flores são pequenas, de cor creme, dando origem a frutos esféricos, também pequenos, de cor amarelada, doces, com uma semente em seu interior.
A árvore é reputada por diversas propriedades medicinais. Entre seus componentes químicos, destacam-se vitamina C, pó de juá, cafeína, ácido betulínico e saponinas (estas últimas consideradas tóxicas, se em grandes quantidades). O extrato do juazeiro, o juá, é empregado na indústria farmacêutica em produtos cosméticos, dentre eles xampus e cremes, bem como em cremes dentais.
Sinonímia botânica: Ziziphus gardneri Reiss.
3.O umbuzeiro ou imbuzeiro, Spondias tuberosa, L., Dicotyledoneae, Anacardiaceae, é originário dos chapadões semi-áridos do Nordeste brasileiro; nas regiões do Agreste (Piauí), Cariris (Paraíba), Caatinga (Pernambuco e Bahia) a planta encontrou boas condições para seu desenvolvimento encontrando-se, em maior número, nos Cariris Velhos, seguindo desde o Piauí à Bahia e até norte de Minas Gerais. No Brasil colonial era chamado de ambu, imbu, ombu, corruptelas da palavra tupi-guarani "y-mb-u", que significava "árvore-que-dá-de-beber". Pela importância de suas raízes foi chamada "árvore sagrada do Sertão" por Euclides da Cunha.
http://www.temmaistudo.com/wp-content/uploads/2011/03/umbuzeiro-umbu-fruto-2.jpg
4.O Xiquexique é uma espécie de cacto, muito encontrado na Caatinga. Seu corpo é formado por muitos braços, esses protegidos por longos espinhos. Possui frutos arredondados de coloração cinza. As flores são róseas para branco e pequenas. No seu interior conserva água para os períodos secos.
Pode ser usado em ornamentação de parques e jardins.
https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEjbEJANw4zlSTqF5AwRgIFQ5iTc9iHQCBkdQ3EdOCr-XDv-JxyoL0Zrl-NvNVbMQkGQ3MV6TBm4bMU9rcBjsuutK0bewkqEWnNSpj9OOSX2b9QThd4fc99QqBzuUKQ7OjcQNtLO6sWToII/s320/cactus-xique-xique-060728-C_3118a.jpg
As flores da família das cactáceas se especializaram em viver em regiões de clima seco e aberto, com muita insolação e em solos formados por cascalho e areia, onde a água escoa muito rapidamente. Existem mais de 2.500 variedades de cactos, que crescem em diversos tamanhos e formas, podendo viver por muitos anos, sempre mantendo as suas cores e o seu vigor, embora atravessem grandes períodos sem chuvas
http://t3.gstatic.com/images?q=tbn:ANd9GcSIdBGjgNiv0IX36BFB534tzHbJBy7hjzZtUq6K6FaJ1SjpK7_zFA&t=1
5.A palma é uma forrageira de origem mexicana, pertencente à família cactaceae, com altura média entre 30 e 50 centímetros. Fonte de energia, carboidratos, fibrose e nutrientes, desenvolveu-se bem no país principalmente no nordeste devido à sua capacidade de se adaptar às condições climáticas. Por aqui Na região é muito utilizada como alimento para os animais, especialmente em períodos de seca.
http://www.investne.com.br/images/stories/palma_tercio_cappello.jpg
6.O mandacaru (Cereus jamacaru) é uma planta da família das cactáceas. É comum no nordeste brasileiro e não raro, atinge até mais de 5 metros de altura.
Existe uma variedade sem espinhos, usada na alimentação de animais. A variedade comum é altamente espinhenta e também é usada na alimentação de animais, quando seus espinhos são queimados ou cortados. O mandacaru resiste a secas, mesmo das mais fortes.
As flores desta espécie de cactos são brancas, muito bonitas e medem aproximadamente 30cm de comprimento. Os botões das flores geralmente aparecem no meio da primavera e cada flor dura apenas um período noturno, ou seja, desabrocham ao anoitecer e ao amanhecer já começam a murchar. Seu fruto tem uma cor violeta forte. A polpa é branca com sementes pretas minúsculas, e é muito saborosa, servindo de alimento para diversas aves típicas da caatinga, como a gralha-cancã e o periquito-da-caatinga
http://upload.wikimedia.org/wikipedia/commons/thumb/e/e2/Cereus_jamacaru.JPG/220px-Cereus_jamacaru.JPG
Autoras:Anne Natyelle,Lívia (6ª A)

Disciplina:Geografia                                                 Profª:Denise Renata
Levantamento bibliográfico das espécies vegetais da caatinga
A biodiversidade da caatinga vem sofrendo uma autêntica erosão na quantidade e qualidade da vida vegetal e animal, com muitos reflexos na socioeconomia. Recentes estudos começam a destacar a singularidade da biodiversidade do bioma e uma política de preservação e uso sustentável deve ser implementada com a perspectiva de restauração geral de todo o espaço geográfico do bioma.
Curiosidade:

 Durante o período de seca, o gado da região alimenta-se do mandacaru (rico em água). Já algumas espécies de bromélias (exemplo da caroá) são aproveitadas para a fabricação de bolsas, cintos, cordas e redes, pois são ricas em fibras vegetais. 
Vegetação da caatinga.
Muitas das plantas da caatinga têm capacidade de reter água no caule e nas folhas, o que acaba servindo para matar a sede de pessoas e animais quando a seca se prolonga muito:
1.O Caroá é uma planta terrestre ou saxícola, nativa do Nordeste do Brasil. Possui poucas folhas lineares e acuminadas, dispostas em roseta, inflorescência laxa com 25 cm de comprimento e com até 60 flores, de sépalas vermelhas e pétalas purpúreas. Suas folhas fornecem longas fibras, de grande resistência e durabilidade. Também é conhecido pelos nomes de carauá, caruá, caroá-verdadeiro, coroá, coroatá, crauá, croá e gravatá.
http://farm6.static.flickr.com/5161/5198083102_7ff058745e.jpg

2.O juazeiro (Ziziphus joazeiro Mart.; Rhamnaceae), também conhecido por joá, laranjeira-de-vaqueiro, juá-fruta, juá e juá-espinho, é uma árvore típica do Nordeste do Brasil.
Seus frutos, do tamanho de uma cereja, são comestíveis e utilizados para fazer geleias, além de possuírem uma casca rica em saponina (usada para fazer sabão e produtos de limpeza para os dentes). São também utilizados na alimentação do gado na época seca.
http://upload.wikimedia.org/wikipedia/commons/thumb/a/a7/Flores_de_Zizyphus_joazeiro_juazeiro.JPG/200px-Flores_de_Zizyphus_joazeiro_juazeiro.JPG
http://bits.wikimedia.org/skins-1.18/common/images/magnify-clip.pngMembro da família Rhamnaceae, é uma árvore, em seu ambiente natural de caatinga e cerrado, de médio porte, com ramos tortuosos protegidos por espinhos. Entretanto, a espécie se adapta bem a locais mais úmidos, onde se torna árvore elegante com cerca de 15 metros de altura. Suas folhas assemelham-se às folhas de canela, exceto pelo tom verde mais claro e consistência mais membranácea. Suas flores são pequenas, de cor creme, dando origem a frutos esféricos, também pequenos, de cor amarelada, doces, com uma semente em seu interior.
A árvore é reputada por diversas propriedades medicinais. Entre seus componentes químicos, destacam-se vitamina C, pó de juá, cafeína, ácido betulínico e saponinas (estas últimas consideradas tóxicas, se em grandes quantidades). O extrato do juazeiro, o juá, é empregado na indústria farmacêutica em produtos cosméticos, dentre eles xampus e cremes, bem como em cremes dentais.
Sinonímia botânica: Ziziphus gardneri Reiss.
3.O umbuzeiro ou imbuzeiro, Spondias tuberosa, L., Dicotyledoneae, Anacardiaceae, é originário dos chapadões semi-áridos do Nordeste brasileiro; nas regiões do Agreste (Piauí), Cariris (Paraíba), Caatinga (Pernambuco e Bahia) a planta encontrou boas condições para seu desenvolvimento encontrando-se, em maior número, nos Cariris Velhos, seguindo desde o Piauí à Bahia e até norte de Minas Gerais. No Brasil colonial era chamado de ambu, imbu, ombu, corruptelas da palavra tupi-guarani "y-mb-u", que significava "árvore-que-dá-de-beber". Pela importância de suas raízes foi chamada "árvore sagrada do Sertão" por Euclides da Cunha.
http://www.temmaistudo.com/wp-content/uploads/2011/03/umbuzeiro-umbu-fruto-2.jpg
4.O Xiquexique é uma espécie de cacto, muito encontrado na Caatinga. Seu corpo é formado por muitos braços, esses protegidos por longos espinhos. Possui frutos arredondados de coloração cinza. As flores são róseas para branco e pequenas. No seu interior conserva água para os períodos secos.
Pode ser usado em ornamentação de parques e jardins.
https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEjbEJANw4zlSTqF5AwRgIFQ5iTc9iHQCBkdQ3EdOCr-XDv-JxyoL0Zrl-NvNVbMQkGQ3MV6TBm4bMU9rcBjsuutK0bewkqEWnNSpj9OOSX2b9QThd4fc99QqBzuUKQ7OjcQNtLO6sWToII/s320/cactus-xique-xique-060728-C_3118a.jpg
As flores da família das cactáceas se especializaram em viver em regiões de clima seco e aberto, com muita insolação e em solos formados por cascalho e areia, onde a água escoa muito rapidamente. Existem mais de 2.500 variedades de cactos, que crescem em diversos tamanhos e formas, podendo viver por muitos anos, sempre mantendo as suas cores e o seu vigor, embora atravessem grandes períodos sem chuvas
http://t3.gstatic.com/images?q=tbn:ANd9GcSIdBGjgNiv0IX36BFB534tzHbJBy7hjzZtUq6K6FaJ1SjpK7_zFA&t=1
5.A palma é uma forrageira de origem mexicana, pertencente à família cactaceae, com altura média entre 30 e 50 centímetros. Fonte de energia, carboidratos, fibrose e nutrientes, desenvolveu-se bem no país principalmente no nordeste devido à sua capacidade de se adaptar às condições climáticas. Por aqui Na região é muito utilizada como alimento para os animais, especialmente em períodos de seca.
http://www.investne.com.br/images/stories/palma_tercio_cappello.jpg
6.O mandacaru (Cereus jamacaru) é uma planta da família das cactáceas. É comum no nordeste brasileiro e não raro, atinge até mais de 5 metros de altura.
Existe uma variedade sem espinhos, usada na alimentação de animais. A variedade comum é altamente espinhenta e também é usada na alimentação de animais, quando seus espinhos são queimados ou cortados. O mandacaru resiste a secas, mesmo das mais fortes.
As flores desta espécie de cactos são brancas, muito bonitas e medem aproximadamente 30cm de comprimento. Os botões das flores geralmente aparecem no meio da primavera e cada flor dura apenas um período noturno, ou seja, desabrocham ao anoitecer e ao amanhecer já começam a murchar. Seu fruto tem uma cor violeta forte. A polpa é branca com sementes pretas minúsculas, e é muito saborosa, servindo de alimento para diversas aves típicas da caatinga, como a gralha-cancã e o periquito-da-caatinga
http://upload.wikimedia.org/wikipedia/commons/thumb/e/e2/Cereus_jamacaru.JPG/220px-Cereus_jamacaru.JPG
Autoras:Anne Natyelle,Lívia (6ª A)

6ª C ASPECTOS CULTURAIS DE N Sra GLÓRIA


Disciplina:Geografia                                      Profª:Denise Renata
Conhecendo o Município de Nossa Senhora da Glória-SE:Um levantamento dos aspectos culturais e  populares.
Por estar situada no sertão, ainda hoje é comum encontrar, principalmente na feira realizada aos sábados, homens caracterizados de vaqueiros. Entre os principais eventos do município estão a festa da padroeira Nossa Senhora da Glória, comemorada com missa e procissão no dia 15 de Agosto, e o evento “O Homem mais feio do sertão”, promovido por Marujo, que já entrou para o calendário do município, além destes o Forró da Paz, promovido pela Câmara de Dirigente Lojistas e a Prefeitura Municipal.
Em 2011, a cultura da cidade de Glória foi retratada no renomado filme "Vou rifar meu coração" o qual esteve presente nas seletivas de importantes festivais nacionais, como o Festival Internacional de Cinema de São Paulo e o FIC de Brasília.
Outro ponto que a cidade vem se destacando como polo cultural é com o festival "Rock do Sertão" que tornou-se referência para a música sergipana, servindo como espaço para que as bandas locais possam mostrar o seu trabalho. O público que cresce a cada edição é uma prova de como lança raízes no processo de desenvolvimento e reconhecimento da boa música do estado.
FestasFonte: Glória Online
1.Rock Sertão: Já consagrado no calendário cultural e festivo de Nossa Senhora da Glória e da cena musical do estado, o festival de música independente Rock Sertão é realizado desde 2001. Em sua oitava edição(2011), o evento mostra que ganhou visibilidade nacional no decorrer dos anos com a inscrição de bandas de outros estados do Brasil.
2.Forró da praça 15 de novembro: As festas juninas com o apoio da Prefeitura de Nossa Senhora da Glória, através da Secretaria Municipal de Cultura e Turismo, mantém vivo todos os anos os preparativos para a realização do grande e tradicional evento do calendário de festividades do município, O Forró da Praça 15 de Novembro. Este ano(2011) a festa comemora a sua 11ª edição, com suas características e públicos sempre pra lá de animado. Com expectativa de todas as noites, centenas de pessoas participarem das festividades com muita alegria e tranqüilidade, e tendo o apoio da população local, principalmente moradores da Praça que se mobilizam junto com o município em uma parceria que vem dando certo. A prefeitura este ano espera um aumento maior de público presente no local, fazendo assim uma divulgação de uma festa tranqüila e com muita harmonia.
3.Festa Religiosa da Padroeira de Nossa Senhora da Glória (Festa de Agosto):  Toda a comunidade católica participa dos festejos em honra de sua padroeira, na festa de agosto.
4.Exposição Agropecuária e Feira do Leite:A festa do leite acontece desde 2007  em Nossa Senhora da Glória que tem como atrações torneio leiteiro, venda de produtos agrícolas, cursos e palestras. É a maior bacia leiteira do estado. Outro ponto importante do evento é a feira da agricultura familiar, onde os pequenos agricultores poderão através de estandes, montados no local do evento, expor seus produtos, como milho, feijão, artesanatos e, inclusive, produtos orgânicos. A agricultura familiar em Glória tem um papel importante na economia, pois os produtores e seus familiares são responsáveis por inúmeros empregos no comércio e nos serviços prestados.

5.Carnaforró: Há 13 anos,em Nossa Senhora da Glória e em todo interior sergipano, as expectativas giram todos os anos em torno do CarnaForró, festa que possui várias atrações nacionais.

6.Vaquejada: Manifestação cultural, secularmente realizada no município que trata sobre o processo de ocupação do sertão sergipano.

Pontos Turísticos

1.Igreja de Nossa Senhora da Glória: Estilo arquitetônico eclético. Na fachada principal existem 3 portas de madeira arrematadas em arco pleno, com aberturas guarnecidas de vitrais. Os adornos pontiagudos da fachada lembram minaretes. O altar é rico em adornos e possui 3 nichos onde estão as imagens de Nossa Senhora da Glória, São José e do Coração de Jesus. Outra imagem de Nossa senhora da Glória encontra.-se na Sacristia.
2.Barragem: É um lugar calmo e tranquilo que merece ser admirado pelo visitante que passa pelo local, especialmente ao fim da tarde quando as garças que se deslocam àquele local enaltecendo ainda mais o entardecer.
3.Atrativo Natural: Na década de 80, a `Beleza` como era conhecida pela população, era o atrativo turístico em destaque, onde as pessoas se reuniam aos domingos para fazer piqueniques e tomar banho no Riacho Capivara. O local possue um minador que na mesma década servia para saciar a sede dos animais dos povoados. Ela ainda existe na cidade e espera voltar a ser frequentada. Situada a 18 quilômetros de Glória, localizada no povoado São Clemente, antiga Vila dos Padres, atualmente propriedade do Sr. José de Souza.
4.Ponto do Bode: É um local estratégico, pois fica numa importante rodovia estadual que liga a capital Aracaju a Canindé do São Francisco, região centro norte do Estado, no alto sertão sergipano,
5.Casa do Doce da Dona Nena:É  uma casinha na beira da estrada, na rodovia que liga Nossa Senhora da Glória a Monte Alegre. Lá, são vendidos, há cerca de dez anos, os doces de Dona Nena. Aos 54 anos, Dona Nena ganhou fama na região graças aos seus 25 tipos de doces caseiros, vendidos todos os dias, das 7 às 18h.
6.Museu do artesão Véio (peças em madeira): - Artesão Véio - Um dos mais importantes artistas populares do Estado de Sergipe. Seu trabalho em madeira corre o mundo e boa parte está exposto em museu ao ar livre num terreno que pertence à sua família em Nossa Senhora da Glória. O artista continua esculpindo suas peças com criatividade, retratando a cultura de seu povo.
            A riqueza cultural de Nossa Senhora da Glória, a Capital do Sertão vem se firmando como um berço de grandes manifestações culturais que mostram-se saberes muito expressivos.
PESSOAS ILUSTRES NASCIDAS NA LOCALIDADE:
- Manuel Cardoso dos Reis - Fundador do Colégio Nossa Senhora da Glória e Educandário São Francisco de Assis,implantou o segundo grau na Escola Municipal ¨Tiradentes¨ grande colaborador quando da fundação da paróquia de N.S. da Glória (que em 2009 completa 50 anos), Ex vereador, Secretário de Educaçao, Cultura, Esporte e Lazer do Município por seis anos,Secretário Municipal de Assistência Social. Grande baluarte da Educaçao e Cultura de Nossa Senhora da Glória.
- José Augusto de Andrade Lima - Médico Veterinário, funcionário do ministério da Agricultura.
- José Carlos Souza - Ex-Conselheiro do Tribunal de Contas do estado e ex-Deputado Estadual.
- Eraldo Aragão - Presidente do Pronese (Projeto São José) Boguito Jogador profissional. Jogou no Itabaiana, Sergipe e Vitória.
- Tailson - Nasceu em Monte Alegre de Sergipe, foi para Glória ainda bebê. Foi revelado no Dorense, jogou no Vitória, 15 de Piracicaba, fora do Brasil e no Botafogo do Rio.
- Pedro Alves Feitosa - Foi o primeiro tabelião do município e delegado de polícia.
- Sergival - Cantor e Compositor, desenvolve trabalhos na área da literatura, tatro e fotografia. É membro do Mac da Academia Sergipana de Letras e da Asafoto. Em 2000 esteve em Cuba representando o Estado em encontro internacional de cultura popular. Conquistou o prêmio “O Capital” como o músico do ano, e também recebeu a Comenda do Mérito Cultural Ignácio Barbosa,dentre outros.

Pesquisa de autoria de:Micaelle,Maria Tamares,Sara e Silmara(6º C)

GUERRA DE CANUDOS 3B HISTÓRIA



ALUNO DESTAQUE 2011.

O CECB se orgulha em com todos seus alunos e alunas, cada um tem seu valor e seu jeito de ser. Mas destacamos um que é destaque pelo seu trabalho social. Para conhecer quem é INÁCIO do 2º A, clic nos link´s abaixo.
RELAÇÃO DE VENCEDORES 2011

MATERIA POSTADA EM UM SITE DE NOSSA SENHORA DA GLÓRIA

PERFIL DE INÁCIO NO COEP.

AS CONTRIBUIÇÕES DA GRÉCIA ANTIGA.